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Negócio


A nossa carteira de Investidores procura:
Grupo de Investidores Portugueses procura Clínicas Médicas no Distrito do Porto para comprar parte ou a totalidade do capital.
Preferência por clínicas que possuam exames de diagnóstico e análises clínicas.
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Quer vender o seu Gabinete de Contabilidade? Entre em contato connosco.
Aceder à nossa Base de Dados

Consulte a nossa "Lista de Empresas" para venda, no menu, e encontre o negócio que lhe interessa.

Se estiver interessado num negócio em particular, e não encontre, entre em contacto connosco.

Temos vários negócios em carteira que não estão publicitados.

Se deseja anunciar, preencha o "Formulário para Venda" e entraremos em contacto consigo.


O nosso apoio consiste em:
• Aconselhamento e estruturação da operação;
• Avaliação de empresas ou negócios;
• Promoção activa e divulgação do negócio;
• Procura de potenciais compradores ou vendedores para a operação;
• Representação de proprietários e investidores;
• Assessoria na transacção e fecho da operação;
• Assessoria em processos de Fusão;
• Assessoria em processos de MBO, MBI e LBO.

“Management Buy-Out” (MBO)
Operação que se destina a apoiar a aquisição do controlo da empresa pela Administração ou por sócios minoritários. Exemplos destas operações vão da aquisição de subsidiárias de grandes grupos empresariais pelos seus gestores, até à aquisição do controlo de empresas ou grupos familiares.

“Management Buy-in” (MBI)
Operação que se destina a apoiar a tomada de controlo da Administração de uma empresa por uma equipa de gestores externa.

“Leveraged buyout” (LBO)
Também conhecido como “highly-leveraged transaction”, refere-se a uma transacção onde se adquire o controlo accionista da empresa e uma parcela significativa do pagamento é financiado através de dívida. Esta estratégia normalmente passa por criar um veículo (empresa) com relativamente pouco capital que procede à compra da empresa alvo endividando-se pelo montante da compra.




Centro de Negócios




Encontramos os potenciais sócios/parceiros que necessita para implementar a estratégia que delineou para a sua empresa.

• Parceiros comerciais (a nível nacional e internacional) - eventuais clientes e fornecedores

• Parceiros de negócio (a nível nacional e internacional) - eventuais sócios / financiadores (business angels)


Entre em contacto connosco enviando-nos um email de contacto com uma breve descrição do seu projecto.

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Avaliação de Empresas




Pretende Avaliar uma Empresa?

O valor das empresas tem vindo a assumir uma crescente importância na gestão das organizações, uma vez que a criação e a manutenção desse mesmo valor é um factor chave para o sucesso ao nível da angariação de novos parceiros, de negociação com investidores/financiadores, bem como na concretização de operações de fusões e aquisições.
Com base nesta realidade, a Beon desenvolveu uma metodologia de avaliação de empresas, partes de empresas ou projectos de investimento que permite aos seus clientes procederem a transacções de compra e venda de empresas, com a garantia da melhor tomada de decisão, bem como o melhor acompanhamento em todo o processo de negociação.
O objectivo máximo da avaliação de um negócio ou empresa é a elaboração de um dossier técnico necessário à captação de interesse e de potenciais investidores e financiadores de uma empresa.

Entre em contacto connosco e conheça o nosso método de trabalho.

Métodos de Avaliação de Empresas

1) Óptica Patrimonial - Baseia-se na valorização dos activos da empresa, ajustados ao valor de mercado actual. Estes activos serão depois deduzidos dos passivos, obtendo-se o valor dos capitais próprios. Este método é usado sobretudo em empresas com activos elevados, nomeadamente quando estão em questão empresas do sector do retalho ou sector industrial.

Este processo considera os seguintes dados, cuja soma determina o valor do mercado:
• FMV/FA (Fair market value of fixed assets and equipment, Valor justo de mercado dos activos fixos e equipamento) – Este é o preço pago no mercado livre para comprar activos ou equipamentos similares;
• LI (Leasehold improvements, Melhorias de arrendamento) – Benfeitorias realizadas em imóveis arrendados;
• OB (Owner benefit, Benefício de dono) – Salário auferido pela Gestão da empresa por parte do proprietário;
• I (Inventory, Inventário) – Valor de inventário, inclusive matérias-primas, produtos em curso de fabrico e bens ou produtos acabados.

2) Óptica do Rendimento – Discounted Cash-Flows: Exige um trabalho preliminar no desenvolvimento de uma projecção para os próximos anos fundamentada numa determinada estratégia, condicionada pela envolvente prevista. O objectivo final será a obtenção de um intervalo de valor baseado no método DCF (Discounted Cash-Flows). Método frequentemente usado para avaliar negócios cujo valor advém da sua capacidade para gerar fluxo de caixa e lucro.

3) Óptica de Mercado – Método dos Múltiplos de Mercado: O valor é determinado pelo mercado ou por referência ao valor de empresas similares comparáveis, através de múltiplos médios de mercado aplicados a determinado cash-flow. Este método determina o valor de um negócio usando um valor de vendas de "média de indústria" como um multiplicador. A média de indústria é baseada em negócios comparáveis vendidos recentemente. Como resultado, é gerada uma fórmula específica de indústria, normalmente baseada em um múltiplo de vendas brutas.

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Vender uma Empresa




O Processo de Venda de uma Empresa

A Beon presta toda a assessoria na venda do capital de uma empresa, desde a definição da estratégia de venda, à procura de potenciais compradores, negociação com os mesmos e fecho da operação.

Motivações mais comuns para a venda de uma empresa ou negócio:
- Ausência de sucessores no momento da reforma dos sócios-gerentes;
- Dificuldades de tesouraria;
- Estratégia de desinvestimento em sectores fora do core business;
- Financiamento de outras operações;
- Incompatibilidades de gestão e dissidência de sócios/accionistas;
- Necessidades de encaixar capital para efectuar investimentos.


Etapas do Processo de Venda

1) Estruturação da Operação
- Análise da empresa
- Definição do preço indicativo, termos e condições da venda
- Elaboração de Dossier de Venda/ Relatório de Avaliação

2) Promoção da Operação
- Promoção e divulgação da operação
- Procura de compradores
- Avaliação dos potenciais compradores
- Troca de informação /documentação

3) Negociação e Fecho
- Processo negocial
- Due diligence
- Revisões finais
- Fecho da operação/transação

Conselhos para quem quer Vender

Se deseja vender a sua empresa, é muito importante...

1. Saber reconhecer o mais rapidamente possível o verdadeiro grau de interesse do potencial comprador, bem como se este possui a capacidade financeira necessária para realizar a operação.
2. Saber Que informação pode e deve ser disponibilizada ao potencial comprador, Como deve ser facultada e Quando deve ser entregue, de forma a salvaguardar o máximo de confidencialidade e secretismo do processo.
3. Ter o máximo de precaução, de forma a que não seja divulgada a sua intenção de venda no mercado e muito particularmente no seu sector, nem tão pouco aos seus Stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores, Estado, entre outros).
4. Não descurar em nenhum momento a gestão corrente do seu negócio, de forma a que o valor da empresa não seja afectado pelo decorrer do processo.
5. Conferir um mandato exclusivo de venda a consultores especializados que possam estabelecer os contactos necessários e gerar uma shortilist de potenciais compradores.
6. Estar bem assessorado para saber negociar as garantias e condições de pagamento no prazo acordado e todos os aspectos jurídicos implícitos da operação (ex. contrato de compra e venda).
7. Tentar obter propostas de vários potenciais compradores, de forma a ter opção de escolha e maior margem de manobra nas negociações;
8. Solicitar uma avaliação técnica e independente da empresa, mesmo que tenha uma ideia do preço desejado, de forma a que o preço pedido não inviabilize as negociações por ser desajustado à realidade da empresa/sector.
9. Considerar a todo o momento os aspectos humanos da operação, como sejam a relação com os fornecedores, colaboradores e clientes.

Por todas as razões apresentadas, é essencial solicitar a assessoria e execução da operação a consultores especializados com experiência em fusões e aquisições de empresas, que possuam os conhecimentos necessários para levar a cabo todos os serviços de suporte à operação (avaliação técnica da empresa, auditoria às demonstrações financeiras, vendor due diligence, elaboração do business memorandum, elaboração do contrato de compra e venda e planeamento fiscal da operação).

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Comprar uma Empresa




O Processo de Compra de uma Empresa

A Beon assegura a estruturação de toda a operação de aquisição, desde a definição dos critérios de compra, à procura de empresas “alvo”, negociação e fecho da operação.

Motivações estratégicas mais comuns para a compra de empresas ou negócios:
- Aquisição de novas tecnologias
- Consolidação
- Expansão geográfica
- Extensão de produtos ou mercados
- Incorporação de Investigação & Desenvolvimento (know-how)
- Eliminação de barreiras à entrada em nichos de mercado ou sectores específicos
- Anulação de concorrentes indesejáveis


Etapas do Processo de Compra

1) Estruturação da Operação
- Análise dos objectivos de compra
- Definição dos critérios de aquisição/ perfil

2) Promoção da Operação
- Procura de empresas "alvo" de compra
- Troca de informação/documentação
- Qualificação das empresas target identificadas

3) Negociação e Fecho
- Gestão do processo negocial
- Revisões finais do processo
- Definição da estratégia de financiamento
- Transação


Conselhos para quem quer comprar

Se deseja comprar uma empresa, é muito importante...

1. Definir as características chave e o perfil ideal da empresa alvo a adquirir;
2. Desenvolver um método de avaliação do potencial das empresas que se encontram em posição potencialmente vendedora;
3. Saber que informação pode e deve ser solicitada às empresas em posição potencialmente vendedora e que possa servir de apoio à decisão;
4. Não descurar em nenhum momento a gestão corrente do seu negócio actual, não permitindo que as negociações em curso possam interferir com a estratégia delineada para a própria empresa;
5. Conferir um mandato exclusivo de compra a consultores especializados que possam estabelecer os contactos necessários com as empresas alvo mantendo o anonimato do comprador;
6. Ter consciência que é mais provável o sócio/gerente revelar a sua intenção de venda da empresa a um consultor independente do que fazê-lo a uma empresa concorrente do sector;
7. Estar disposto a analisar a hipótese alternativa de aquisição total ou parcial das participações nas empresas em posição potencialmente vendedora;
8. Estar bem assessorado por um consultor independente em todo o processo de negociação da empresa alvo;
9. Ter à disposição uma shortlist de empresas em posição potencialmente vendedora de forma a ter opção de escolha e maior margem de manobra nas negociações;
10. Solicitar uma avaliação técnica das empresas em posição vendedora, mesmo que tenha uma ideia do valor da empresa, de forma a que o preço oferecido não inviabilize as negociações por ser desajustado em relação ao real valor da empresa.

Por todas as razões apresentadas, é fulcral solicitar assessoria na execução da operação a consultores especializados em fusões e aquisições de empresas, que possuam a experiência e conhecimentos necessários para levar a cabo todos os serviços de suporte à operação (avaliação técnica da empresa, auditoria às demonstrações financeiras, due diligence, elaboração do contrato de compra e venda, eventual apoio na obtenção de financiamentos bancários, planeamento fiscal da operação, etc).

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